laudo técnico SPDA
PROJETOS FOTOVOLTAICOS, PROJETOS ELÉTRICOS, SPDA (PARA-RAIOS) E LAUDOS TÉCNICOS

A YELLOW VOLT está presente no mercado atendendo todo o território nacional, contando com profissionais capacitados e habilitados para elaborar desde projetos residenciais até grandes projetos industriais, além da execução de diversos laudos técnicos.

Laudos Técnicos
Laudos técnicos em todos segmentos da elétrica

Projetos de SPDA
Sistema de Proteção contra descargas atmosféricas (pára-raios)

Projetos de Instalações Elétricas Industriais
Projetos de plantas fabris e galpões industriais

Projetos Elétricos de Residencias e Comércio
Elétricas residenciais, comerciais e prediais

Projetos de Padrões
Entrada de energia e cabines primárias

Fiscalização de obras
Gerenciamento de execução de projetos

Estudo de viabilidade para loteamentos
Rede de distribuição em média e baixa tensão para loteamentos

Cabeamento estruturado
Rede e telefonia

Projetos fotovoltaicos
On-grid e Off-grid
SOLICITE SEU ORÇAMENTO
laudo técnico SPDA
O laudo técnico spda, também conhecido como laudo de para-raios, é um documento técnico com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), além de ser também um sistema de aterramento elétrico, envolvendo toda a planta industrial.
De acordo com a NBR-5419/2015 e com a NR-10, o laudo técnico spda é um documento obrigatório que deve fazer parte do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE). O laudo técnico spda deve ser mantido atualizado, ou seja, toda vez que houver alguma alteração no projeto original ou sempre que for notada alguma falha ou defeito no SPDA, o laudo técnico spda deverá ser atualizado.
EXIGÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA OBTER O LAUDO TÉCNICO SPDA
A exigência do laudo técnico spda é feita pelo Corpo de Bombeiros para edificações, estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1500 m2 de área construída, em edificações com mais de 25 metros de altura e, também, em áreas especiais, como depósitos de explosivos e inflamáveis, sempre que houver perigo ou risco eminente.
O spda deve obedecer a critérios de confiabilidade e de segurança. A implementação do sistema deve iniciar pela contratação de uma empresa especializada em SPDA e deve atender a todos os requisitos das normas vigentes (NBR-5410, NBR-5419, NR-10, entre outras).
Todos os trabalhadores que executam atividades relacionadas ao SPDA devem estar devidamente registrados em carteira de trabalho, com seus encargos trabalhistas em dia e devem seguir todas as exigências de segurança no trabalho. É necessário que sejam devidamente treinados e com certificados para trabalho em altura (NR-35) ou trabalhos com eletricidade (NR-10). Os trabalhadores também devem ser treinados quanto ao uso correto dos EPI’s (equipamento de proteção individual), adequados para cada tarefa (capacetes, óculos de segurança, cinto de segurança com talabarte duplo, sapato de segurança, entre outros).
A empresa executante deve sempre fazer a análise preliminar de risco (APR) antes de qualquer atividade no SPDA para orientar os trabalhadores quanto aos métodos preventivos de segurança.
O laudo técnico spda deve prever o controle de qualidade, que começa pela especificação correta dos materiais com as características previstas pelas normas. O laudo técnico spda não garante uma proteção 100% segura, mas ele deve apontar se foram utilizados os dispositivos de proteção adequados que reduzam ao máximo os riscos e a probabilidade de danos aos equipamentos, instalações e estruturas físicas, quando essas forem atingidas por um raio.
É imprescindível a divulgação dos conhecimentos capazes de subsidiar a definição e a adoção de práticas eficientes para minimizar os efeitos destrutivos das descargas atmosféricas. Por isso, o laudo técnico spda é uma ferramenta fundamental que deve ser utilizada por todas as empresas que prezam pela segurança das instalações e, principalmente, dos trabalhadores.
BENEFÍCIOS DO laudo técnico SPDA
Há muitos benefícios em obter o laudo técnico SPDA. O documento garante que não há risco de mortes ou choques elétricos causados por raios, além de evitar qualquer queima de equipamentos eletroeletrônicos devido à descarga elétrica.
O laudo também atesta que a estrutura da edificação está isolada e protegida contra rompimentos e explosões. Além disso, o custo-benefício de realizar a manutenção correta no para-raio é muito mais vantajoso do que a substituição do equipamento por danos.
POR QUE REALIZAR A AVALIAÇÃO E EMISSÃO DO laudo técnico SPDA?
Quando um raio atinge um empreendimento protegido, a descarga elétrica percorre o para-raios, atinge o sistema de cabos e segue até atingir o solo. Sem a proteção, ou com projeto inadequado, o raio pode danificar a estrutura do edifício e percorrer as instalações elétricas. A falha do SPDA também põe em risco os colaboradores que estiverem circulando pelas dependências do empreendimento no momento da queda do raio.
A YELLOW VOLT, é especialista em ensaios, medições e verificação do sistema de SPDA, emitindo após todas as verificações o laudo técnico SPDA, durante a atividade, verifica todo o estado de conservação dos equipamentos, acessórios, cabos, captores, capacidade e vida útil do sistema, propondo de forma eficaz as melhorias necessárias para o ótimo funcionamento do sistema de SPDA.
Contate-nos e obtenha os melhores orçamentos para avaliação e emissão do laudo técnico SPDA para seu empreendimento.
QUANDO O laudo técnico SPDA DEVE SER OBTIDO:
- Durante a construção do SPDA;
- Após a conclusão do sistema;
- Em casos de reparação ou alteração do SPDA;
- Quando o sistema sofrer uma descarga atmosférica ou quando houver suspeita de que ele foi atingido;
- Em casos de inspeção visual rotineira, que deve ser realizada semestralmente para detectar desgastes;
- Em casos de inspeções periódicas realizadas por profissionais qualificados, que, a depender do tipo de estrutura, podem ter intervalos de um ano ou três anos.
A IMPORTÂNCIA DA EMISSÃO DO laudo técnico SPDA
Ao instalar um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é necessário que se acompanhe de perto o seu funcionamento, pois a sua instalação é feita em locais abertos, o que possibilita que ocorra um desgaste acelerado devido às condições climáticas, temperatura e a presença de animais que podem danificar os sistemas; dessa forma, torna-se necessário realizar inspeções e obter um laudo técnico SPDA em intervalos regulares de um ano.
Em casos onde o proprietário do sistema spda não opta por realizar a inspeção e em não obter o laudo técnico SPDA, há uma grande possibilidade de que ocorram danos à rede elétrica em casos onde há um maior índice de descargas atmosféricas na região, pois o sistema de proteção não será capaz de atuar em sua capacidade total, resultando em uma proteção ineficiente.
Para garantir que o laudo técnico SPDA seja preciso, todos os procedimentos devem ser realizados por um profissional com registro no CREA; este profissional será responsável por assegurar que todas as normas de segurança previstas na legislação serão cumpridas, possibilitando assim que o cliente tenha o máximo de qualidade e confiabilidade nos resultados apresentados pelo laudo.
laudo instalações elétricas QUE yELLOW vOLT FAZ
LAUDO DE NR-10
Neste laudo são avaliados os requisitos exigidos na NR-10, no documento emitido pelo perito irão constar as informações levantadas in loco com base nos requisitos obrigatórios da norma, em especial os citados no item 10.2.4 do sub-item “a” até “g” e se cada sistema dentro de uma instalação está em conformidade com as normas e legislações vigentes e não oferece riscos elétricos aos colaboradores e usuários da localidade que direta ou indiretamente interagem com as instalações elétricas.
LAUDO TERMOGRAFICO EM QUADROS ELÉTRICOS
O Laudo de Termografia é uma ótima ferramenta para a realização de manutenção preventiva em equipamentos que tenham componentes elétricos, como painéis, subestação, motores, transformadores, etc, além disso, ajuda a evitar incêndios, panes ou interrupções e colabora na economia do consumo de energia elétrica.
LAUDO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA
O Laudo de Instalações elétricas é exigido no Brasil por diversas instância do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro, para garantir a conformidade das instalações elétricas. Que deve reunir informações relevantes as instalações, além de discriminar quais trabalhadores que realizam procedimentos e também ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar com relação ao assunto. Assim como o RTI – Relatório Técnico de Instalação Elétricas e o PIE – Prontuário de Instalações Elétricas.
LAUDO DE SPDA (PARA-RAIOS)
O laudo de SPDA e aterramento tem como objetivo avaliar as condições dos sistemas de pára-raios e de aterramento da instalação, a emissão do laudo técnico elétrico devem ser realizados com procedimentos como a medição da resistência de aterramento dos para-raios, a verificação das condições de instalação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas), a análise geral das instalações elétricas.
Para saber mais sobre laudo técnico SPDA
Ligue para (11) 99598-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.
Quando a inspeção seguida de um laudo técnico de spda deve ser realizada ?
A norma da ABNT aplica-se não somente em São Paulo (SP), mas sim na federação nacional, portanto, em São Paulo, mas também em qualquer outra região do Brasil a NBR 5419 deverá tornar referência na hora de inspecionar e emitir um laudo técnico SPDA.
Qualquer inspeção do para-raios (SPDA) deve fazer-se realizada por um profissional Engenheiro Eletricista habilitado, que terá que entregar em companhia do laudo a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, descrevendo o que foi elaborado por este profissional.
Sendo assim, a inspeções devem ser relatadas em laudos técnicos, como a seguir:
- durante a construção de novas estruturas, a fim de comprovar a necessidade da expansão ou alteração do para-raios;
- após a instalação do SPDA (para-raios), antes de revisar o projeto executivo;
- após alterações ou reparos no para-raios, ou quando houver suspeita de que o sistema do para-raios captou raios (descargas atmosféricas);
- inspeção visual semestral relatando em um laudo pontos de fragilidade no para-raios;
- periodicamente, com emissão de um laudo, em intervalos consecutivos, conforme a seguir:
- um ano, para edificações que possuem munição ou explosivos, ou quando os para-raios ficam expostos à corrosão atmosférica severa (litorais, indústrias químicas etc.), ou então, aos para-raios instalados em fornecedores de serviços essenciais (energia, água, telefonia, internet etc.);
- três anos, para as demais estruturas que dispõem de para-raios.
É válido lembrar que o estado de São Paulo (SP) possui ampla área de regiões litorâneas, sendo estas com alto índice de corrosão. Todavia, para construções localizadas na cidade de São Paulo e municípios restritos à praias, ao analisar somente este fator, o laudo técnico SPDA deve ser emitido desconsiderando a corrosão por agentes atmosféricos.
Qual a documentação analisada em um laudo técnico SPDA?
Os seguintes documentos devem ser mantidos no local vistoriado para a atividade do laudo:
a) Laudo da análise e gerenciamento de risco, contendo o nível de proteção;
b) Desenhos em escala;
c) Quando aplicável, o laudo da resistividade do solo;
d) Laudo com registro de ensaios do eletrodo de aterramento, então, contendo informações de prevenção contra tensões de toque e passo, além do emprego de medidas adicionais.
Perguntas Frequentes sobre laudo técnico SPDA
O que é um Laudos spda?
O laudo técnico SPDA é o conjunto de documentos que avalia o estado de conformidade das instalações da PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas). Através dos conhecimentos específicos do especialista para tal cenário, o laudo tem por finalidade reproduzir sua opinião.
Quias Documentos mínimos compõem o laudo técnico SPDA?
Não menos que o relatório técnico, o laudo técnico SPDA também deve incluir, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), certificados de calibração dos instrumentos utilizados e referências das normas que foram aplicadas ao laudo.
O laudo técnico SPDA deve ser baseado em alguma norma?
Sim. O laudo técnico SPDA deverá ser fundamentado, a princípio, na norma da ABNT NBR 5419. Todavia, haverão situações que o engenheiro eletricista terá que também aplicar outras normas ou legislações.
Qual profissional pode emitir o laudo técnico SPDA?
De acordo com o conselho de fiscalização profissional (CREA), somente o engenheiro eletricista pode emitir o laudo técnico SPDA
O que o SPDA ?
SPDA é Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. SPDA e Para-raios são igualmente o mesmo sistema.
Porque eu preciso do laudo técnico SPDA da minha edificação ?
existem instrumentos federais, estaduais e municipais que determinam a renovação periódica do laudo técnico SPDA, além de ser uma exigência das seguradoras, este laudo é um dos itens essenciais para garantir a segurança do seu patrimônio, sobretudo, das vidas contidas no local.
Qual preço ou quanto custa um laudo técnico SPDA?
Não existe um valor fixo para um laudo técnico SPDA , visto que o preço (R$) do laudo pode variar devido o tipo de construção e suas complexidades para acessar todos os pontos de verificação.
para quer serve o para raios?
Como o próprio nome sugere, o para-raios têm o propósito de criar um meio seguro para o escoamento do raio a terra, sem causar qualquer dano à estrutura ou colocar vidas em risco.
Como e quando devo contratar uma empresa de laudo técnico SPDA?
Para contratar o laudo técnico SPDA você deve entrar em contato com a YELLOW VOLT Engenharia através do nosso Fale Conosco, escolhendo a opção Sobre Serviços.
Você deve contratar o laudo técnico SPDA nas seguintes situações:
- durante a construção de novas estruturas, a fim de comprovar a necessidade da expansão ou alteração do para-raios;
- após a instalação do SPDA (para-raios), antes de revisar o projeto executivo;
- após alterações ou reparos no para-raios, ou quando houver suspeita de que o sistema do para-raios captou algum raio (descarga atmosférica);
- inspeção visual semestral relatando em um laudo pontos de fragilidade no para-raios;
- periodicamente, com emissão de um laudo, em intervalos consecutivos, conforme a seguir:
- um ano, para edificações que possuem munição ou explosivos, ou quando os para-raios ficam expostos à corrosão atmosférica severa (litorais, indústrias químicas etc.), ou então, aos para-raios instalados em fornecedores de serviços essenciais (energia, água, telefonia, internet etc.);
- três anos, para as demais estruturas que dispõem de para-raios.