laudo técnico NR10

PROJETOS FOTOVOLTAICOS, PROJETOS ELÉTRICOS, SPDA (PARA-RAIOS) E LAUDOS TÉCNICOS

logo-g2

A YELLOW VOLT está presente no mercado atendendo todo o território nacional, contando com profissionais capacitados e habilitados para elaborar desde projetos residenciais até grandes projetos industriais, além da execução de diversos laudos técnicos.

 

Laudos Técnicos

Laudos técnicos em todos segmentos da elétrica

Projetos de SPDA

Sistema de Proteção contra descargas atmosféricas (pára-raios)

Projetos de Instalações Elétricas Industriais

Projetos de plantas fabris e galpões industriais

Projetos Elétricos de Residencias e Comércio

Elétricas residenciais, comerciais e prediais

Projetos de Padrões

Entrada de energia e cabines primárias

Fiscalização de obras

Gerenciamento de execução de projetos

Estudo de viabilidade para loteamentos

Rede de distribuição em média e baixa tensão para loteamentos

Cabeamento estruturado

Rede e telefonia

Projetos fotovoltaicos

On-grid e Off-grid

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

laudo técnico NR10

Com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos em instalações e serviços desenvolvidos em eletricidade, o laudo técnico NR10 é o laudo da Norma Regulamentadora que tem sua emissão feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. O laudo NR10 é imprescindível na regularização de instalações elétricas, sejam elas comerciais ou prediais, visando uma segurança eficaz dos sistemas elétricos, conforme a exigência do Ministério do Trabalho e Emprego.

PRINCIPAIS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DO LAUDO TÉCNICO NR10

O objetivo primordial do laudo técnico NR10  é oferecer segurança máxima aos colaboradores atuantes de forma mútua em diversos serviços elétricos. Considerando-se que as maiores causas de inúmeros acidentes, bem como incêndios, são oriundos de instalações elétricas sobrecarregadas, mal planejadas ou mesmo instáveis, o laudo técnico NR10 passa a ser uma importante resolução normativa em diversos níveis.

Para emissão do laudo técnico NR10 é feito um estudo por engenheiros elétricos, no qual serão apresentadas e implementadas várias medidas de segurança coerentes para que haja adequação de forma correta das instalações elétricas do estabelecimento em questão. Assim sendo, o laudo técnico NR10 poderá garantir uma máxima estabilidade e também consonância com as leis de segurança vigentes no país.

É de extrema importância proteger um empreendimento comercial contra riscos elétricos que possam incorrer, inclusive, em perigo para os colaboradores envolvidos, reforçando-se assim a observância do laudo técnico NR10 porém ele deve ser elaborado por uma empresa que possua um bom portfólio de serviços prestados na área, bem como por profissionais que detenham conhecimento do assunto e que possam, de fato, oferecer aos clientes uma otimização relacionada à relação entre custo-benefício final.

O que é o laudo técnico NR10 ?

O Laudo Elétrico, ou Laudo das Inspeções do Sistema Elétrico conforme NR10, é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista), contendo o registro das inspeções nas instalações elétricas do cliente (cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais), relatório fotográfico e relação de não conformidades e sugestões para adequação, conforme as normas ABNT NBR 5410, 14039, 5419 e NR10.

Além da ART(CREA) é parte integrante das inspeções e laudo elétrico o diagnóstico do cumprimento dos itens obrigatórios no PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) da NR10, conforme os itens da NR10 10.2.4 e 10.2.5, são eles:

a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;

d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e

g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DO laudo técnico NR10 ?

O laudo elétrico NR10 mostra que a elaboração do relatório técnico das instalações (RTI) e do cronograma de adequações tem o objetivo de orientar os profissionais de segurança e de manutenção elétrica das empresas no processo de adequações da NR 10 e, além disso, facilitar a fiscalização das não conformidades com as disposições da NR 10. O laudo elétrico NR10 também tem a função de:

  • Fornecer um diagnóstico da situação da empresa com relação à implantação e ao atendimento dos requisitos da NR10 (administrativos, de segurança e elétrico);
  • Relatar as ocorrências das não conformidades encontradas durante a inspeção visual e das documentações;
  • Fornecer um projeto com as não conformidades encontradas e as exigências  para orientar a empresa na implantação de um sistema de gestão, a fim de se adequar para o atendimento da NR 10;
  • Orientar os profissionais de segurança e de manutenção na adequação da NR10;
  • Orientar sobre a elaboração das documentações para compor o laudo técnico das instalações elétricas, parte integrante do RTI e do PIE, que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a inspeção das instalações elétricas, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer, segundo as recomendações das normas, tais como: NBR 5410, NBR 5419, NBR 60079, NBR 14039, entre outras;
  • Ser o início de um processo contínuo e com periodicidade definida para auditoria e atualização da documentação.

O laudo elétrico NR10 indica que a periodicidade das inspeções nas instalações elétricas não é fixada pela NR 10, uma vez que depende da complexidade e situação atual das instalações e dos serviços em eletricidade.

A periodicidade deve ser estabelecida, caso a caso, por um SESMT (serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho) ou pelo responsável designado pela empresa para organizar e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE), mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado.

AS PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES DO laudo técnico NR10

O laudo técnico NR10 faz parte do conjunto de regulamentações técnicas definidos pela portaria da NR 10, e de acordo com as medições previamente estudadas e analisadas da NBR 5410 (sobre instalações elétricas de baixa tensão), NBR 14039 (sobre instalações elétrica de média tensão, ou seja, de 1,0 kV a 36,2 kV) e NBR 5418 (sobre instalações elétricas de alta tensão e atmosferas explosivas). Além disso, outras especificações do laudo técnico NR10 incluem:

  • Treinamento para operadores, principalmente, em situações de risco;
  • Introdução à segurança com eletricidade, com a passagem de inúmeros conhecimentos técnicos sobre a gestão de sistemas elétricos;
  • Quais os equipamentos de proteção individual devem ser utilizados pelos operadores de sistemas de energia elétrica, dispostos no laudo NR10.

Importante ressaltar que para seguir corretamente todas as determinações previstas no laudo técnico NR10 é essencial contratar uma empresa especializada em assistência técnica de SPDA e outras instalações que operam com eletricidade. Dessa forma, é possível garantir a qualidade de toda a estrutura, bem como a devida segurança aos operadores e colaboradores do estabelecimento.

Laudos elétricos QUE yELLOW vOLT FAZ

LAUDO DE NR-10

Neste laudo são avaliados os requisitos exigidos na NR-10, no documento emitido pelo perito irão constar as informações levantadas in loco com base nos requisitos obrigatórios da norma, em especial os citados no item 10.2.4 do sub-item “a” até “g” e se  cada sistema dentro de uma instalação está em conformidade com as normas e legislações vigentes e não oferece riscos elétricos aos colaboradores e usuários da localidade que direta ou indiretamente interagem com as instalações elétricas.

SAIBA MAIS 

LAUDO TERMOGRAFICO EM QUADROS ELÉTRICOS

O Laudo de Termografia é uma ótima ferramenta para a realização de manutenção preventiva em equipamentos que tenham componentes elétricos, como painéis, subestação, motores, transformadores, etc, além disso, ajuda a evitar incêndios, panes ou interrupções e colabora na economia do consumo de energia elétrica.

SAIBA MAIS

LAUDO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA

O Laudo de Instalações elétricas é exigido no Brasil por diversas instância do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro, para garantir a conformidade das instalações elétricas. Que deve reunir informações relevantes as instalações, além de discriminar quais trabalhadores  que realizam procedimentos  e também ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar com relação ao assunto. Assim como o RTI – Relatório Técnico de Instalação Elétricas e o PIE – Prontuário de Instalações Elétricas.

SAIBA MAIS

LAUDO DE SPDA (PARA-RAIOS)

O laudo de SPDA e aterramento tem como objetivo avaliar as condições dos sistemas de pára-raios  e de aterramento da instalação, a emissão do laudo técnico elétrico devem ser realizados com procedimentos como a medição da resistência de aterramento dos para-raios, a verificação das condições de instalação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas), a análise geral das instalações elétricas.

SAIBA MAIS

DETALHES DA INSPEÇÃO PARA EMISSÃO DO laudo técnico NR10

Ao contratar uma empresa especializada em inspeções elétricas, são realizados testes e análise das instalações, como vistoria dos quadros elétricos, condições adequadas da iluminação, aterramento, possíveis condições de risco e o plano de segurança estabelecido para o local. 

Mediante todas as informações coletadas, o laudo técnico NR10 é emitido, contendo a classificação das áreas analisadas e toda a documentação necessária, para atendimento à norma. 

Qualquer empresa que possua instalações elétricas com potência superior a 75 kva, deve realizar a inspeção para apresentação do laudo técnico NR10, sob risco de penalização na forma da lei. Em caso de não aprovação das condições elétricas, a empresa receberá um parecer com providências a tomar, visando o atendimento à legislação. 

Saiba mais sobre o laudo técnico NR10

O laudo técnico NR10 é seguido nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia. Além disso, é seguida e contém informações sobre etapas de uma instalação elétrica, como por exemplo:

  • Projeto;
  • Construção;
  • Montagem;
  • Operação;
  • Manutenção.

Todas essas etapas e qualquer mais outra que se faça necessária devem estar de acordo com as normas técnicas oficiais estabelecidas por meio de órgão competentes.

Em caso de omissão de alguma regra para ser seguida, as normas internacionais devem ser tomadas como base. Dessa forma, se terá um laudo técnico NR10 assegurado.

COMO OBTER UM laudo técnico NR10?

Para obter um laudo técnico NR10 das instalações elétricas, deverá ser contratada uma empresa especializada que presta esse tipo de serviço, por exemplo, a YELLOW VOLT ENGENHARIA .

A YELLOW VOLT ENGENHARIA é uma empresa que além de efetuar auditórias técnicas em seu empreendimento, também possui qualificação para realizar um laudo técnico NR10 das instalações elétricas.

EMPRESA COM EQUIPE TÉCNICA EXPERIENTE CAPAZ DE ELABORAR laudo técnico NR10

A Yellow Volt Soluções Elétricas está localizada na cidade de Mogi das Cruzes, atuando no ramo de elaboração de projetos elétricos, inspeções e laudos. Atendendo todo território nacional com projetos executados dentro e fora de São Paulo.

Contando com toda uma equipe de projetistas, desenhistas e apoio administrativo para o desenvolvimento de seu projeto.

Para saber mais sobre laudo técnico NR10

Ligue para  (11) 99598-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.